sexta-feira, 10 de julho de 2009
Areia movediça
Elas são comuns em filmes e desenhos animados, onde sempre tem um personagem que cai e, lentamente, desaparece no meio da areia. Mas será que isso realmente acontece?
Na realidade, a areia movediça se forma quando a areia esta saturada de água. Então, ocorre um fluxo de finas e pequenas partículas de areia, fazendo com que essa areia se comporte como um líquido. A viscosidade (dificuldade de se movimentar) da areia movediça aumenta conforme você faz movimentos bruscos, portanto o segredo é movimentar-se devagar e tentar boiar. O que é muito fácil devido à densidade da areia movediça.
Então, o que aparece nos desenhos e filmes é apenas um mito. Não temos como afundar em uma areia movediça devido a nossa densidade que automaticamente nos fará flutuar.
Concluindo: a areia movediça é como se fosse uma “sopa de água e areia” e pode ser encontrada em lugares como: beira de rios, praias, beira de lagos e mangues.
Portanto, se você encontrar um poço de areia movediça e cair nele, a única coisa que você deve fazer é ficar calmo e tentar boiar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário