quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Engolir chiclete faz mal?

Ao contrário do que dizem mães e avós, a goma de mascar não gruda no aparelho digestivo. Os resíduos digeridos vão embora junto com as fezes. O problema é que, se a pessoa engasgar, o chiclete pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia.

Sempre ficamos em dúvida quanto aos riscos. Algumas pessoas dizem que faz mal e outras afirmam ser indiferente. Mas, a verdade é que não vale a pena arriscar. De acordo com o gastroenterologista Thomaz Gollop, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mascar chiclete não está entre os hábitos alimentares mais saudáveis.

A mastigação estimula o organismo a produzir enzimas digestivas, e como elas não tem o que digerir, ficam lá perdidas no estômago. E como a mucosa do estômago é muito sensível pode até ser machucada, mas é aconselhável mascar um chiclete após as refeições. Quanto à engolir chiclete, não faz mal, mas também não é a melhor opção.

O chiclete é formado por dois grupos de compostos. um deles é constituído por açúcar, corante, aromatizante e conservantes, sustâncias que são absorvidas pelo estômago. No outro grupo, há látex, que é parecido com borracha mesmo. quando este composto cai no estômago, não se pode fazer nada. Nenhuma das enzimas produzidas lá, é capaz de destruí- lo. Resta apenas mandar a goma para o intestino eliminá-la. não há problema em a pessoa engolir um chiclete.

Só ocorrerá riscos se engolir três ou mais, porque a massa ficará muito grande e poderá obstruir a saída do estômago ou do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário